top of page

Ayurveda: ciência irmã do Yoga que versa sobre a saúde


ree

AYURVEDA é o sistema de saúde mais antigo que se tem notícia. Desenvolvido na Índia, há mais de 5 mil anos, busca restaurar o equilíbrio da mente e do corpo através da nutrição; terapias corporais; fitoterapia; prática de yoga e desintoxicação profunda. É um caminho de reconexão com a natureza que se expressa através de nós.


Segundo o Ayurveda, tudo o que existe é composto pelos cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra, sendo a proporção dos mesmos que garante a nossa particularidade e diferenciação. Na anatomia Ayurvédica, os cinco elementos estão organizados em pares, formando os Doshas (biotipos): Vata (formado por éter e ar), Pitta (formado por fogo e água) e Kapha (formado por terra e água).


Além dos doshas, outro ponto chave para compreensão do Ayurveda é Agni, que pode ser entendido como "fogo digestivo". Agni é a nossa capacidade de digerir e, consequentemente, absorver os nutrientes presentes nos alimentos. Segundo o Ayurveda, a maior parte dos desequilíbrios e doenças são causadas por um agni ruim (muito fraco ou muito forte). Quando nosso fogo digestivo não consegue trabalhar de forma adequada, acabamos por acumular toxinas no organismo, que tendem a se depositar em locais ou tecidos mais enfraquecidos e vulneráveis.


Sinais de agni em desequilíbrio: falta de energia, cansaço, palidez, embotamento mental, letargia, memória fraca, digestão difícil, sensação de peso no abdômen ou no corpo de forma geral.

Cuidados básicos com o agni: evitar excesso de alimentos; evitar ficar muitas horas sem se alimentar; evitar se alimentar antes do término da digestão da refeição anterior; evitar ingerir líquidos frios antes, durante e após as refeições; evitar almoçar após as 14h; evitar refeições pesadas após as 20h; evitar alimentos ou preparações incompatíveis com os doshas.


Os doshas representam também as características e tendências presentes no ciclo circadiano, nas estações do ano e nos alimentos. É fácil perceber, por exemplo, a manifestação dos atributos de Pitta (calor e leveza) ao meio dia, em pleno verão ou em uma pitada de pimenta do reino. Podemos a perceber a manifestação dos atributos dos doshas em tudo que está à nossa volta e, é claro, em nós mesmos.


O período de 6h às 10h da manhã é governado pelo dosha Kapha. Nesse período nossa energia é estável e constante, por isso é um ótimo momento para nos movermos de forma consciente (caminhada, prática de exercício físico, prática de Yoga etc). Além disso, o metabolismo está começando a acelerar e nossa temperatura corporal está aumentando aos poucos (assim como o sol que está subindo no céu), por isso o café da manhã deve ser uma refeição leve, adequada a nossa real necessidade.


O período de 10h da manhã às 14h é governado pelo dosha Pitta. Nesse período nossa energia se torna mais intensa e podemos nos sentir mais “ à flor da pele”. Esse não é um bom momento para praticar atividade física, pois existe uma inclinação metabólica para a alimentação, digestão e absorção. Por isso, o almoço deve ser a refeição de maior peso e aporte calórico do dia.


O período de 14h às 18h é governado pelo dosha Vata. Nesse período nossa energia pode se tornar mais instável, a mente pode querer viajar para vários lugares ao mesmo tempo e o corpo pode procurar por movimento. É um bom momento para criar, trocar ideias e etc. No final desse período, nosso corpo está começando a esfriar e o metabolismo está desacelerando aos poucos.


Cuidar do intervalo Vata da tarde é crucial quando buscamos reverter quadros de ansiedade. Em consonância com essa visão, temos estudos observacionais atuais que nos contam que na maior parte das vezes, crises de ansiedade ou pânico ocorrem no final da tarde (quando Vata encontrou sua maior expressão).

O período de 18h às 22h é governado pelo dosha Kapha (repare que são os mesmos horários da parte da manhã). Nesse período nossa energia volta a ficar estável e podemos sentir certo peso ou lentidão. O metabolismo já está bem devagar nesse momento, por isso a refeição deve ser leve. É um bom momento para conversas calmas, leitura e atividades relaxantes.


O período de 22h às 2h é governado pelo dosha Pitta. Nesse momento é fundamental que já estejamos dormindo. Pitta é responsável por todo tipo de transformação no organismo, por isso todo o processo de reparação, reorganização hormonal e celular é feita nesse período.


Sendo assim, se estivermos acordados nesse momento, o metabolismo ficará completamente alterado no dia seguinte. Ficar acordado(a) nesse momento é um dos principais motivos de dificuldade de perda de peso ou de reversão de quadros de ansiedade e depressão.

O período de 2h às 6h é governado pelo dosha Vata. Nesse momento o pico de melatonina está em descida e estamos aptos para despertar alguns minutos antes das 6h. Vata é um dosha que traz movimento, vivacidade e leveza, por isso despertar um pouquinho antes das 6h costuma trazer mais energia do que despertar depois das 6h ou 7h.


Fonte: Ebook Autocuidado com Ayurveda e Nutrição por Sarah David - material de apoio do curso Aprofundamento em Yoga e meditação do professor Marco Schultz.


 
 
 

Comentários


  • Instagram - White Circle

​© 2024 por Paola Alarcon.

bottom of page