Yoga e espiritualidade
- Paola Alarcon
- 13 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mar.

Esses dias divulguei no instagram uma pesquisa científica falando que muitas pessoas começavam a prática de Yoga por motivos como melhora da postura e flexibilidade, e no fim, continuavam a prática pela espiritualidade que ela desperta.
Trazer presença e consciência para o corpo, denso, nos proporciona a conexão com estados mais sutis. É paradoxal? Sim, mas é justamente sobre isso. A integração das polaridades.
E por que existe essa espiritualidade envolvida?
Qual a diferença do Yoga para qualquer outra atividade física?
A prática de qualquer esporte desperta consciência corporal, força, concentração, etc. Mas falta nela o fundamento básico que temos por definição o Yoga: a sublimação das oscilações mentais, que nos leva além do estado do eu, pessoal, para o transcendental.
Atravessar o domínio da mente, ir além do pensamento, requer um conjunto amplo de técnicas e teoria: respiração consciente (pranayama), permanência nas posturas (asana), contração de partes do corpo (bandha), direcionamento e foco do olhar (drishti), princípios éticos (yamas e niyamas), entre outras.
E a religião e os deuses da Índia, qual sua relação com o Yoga?
Ao meu ver, o hinduísmo com seu panteão de deuses e deusas faz a função de compreensão psicológica a partir do simbólico. As deidades são como arquétipos que nos guiam por questões complexas, que nos roubam a paz. Mas não é pela adoração e devoção que farão milagres por nós.
Mantrar pra Shiva ou Ganesha não vai resolver a vida. Mas pode redirecionar o pensamento fixado em um problema e ampliar a visão e percepção. É um conjunto amplo e profundo de teoria e prática que foi desenvolvido e resiste há pelo menos 5mil anos.
Yoga como porta pra conectar com a espiritualidade não vai te fazer crer em um ou vários deuses. Mas vai despertar a percepção extra sensorial, que ajuda a curar uma das maiores feridas que temos: a crença da separação.
Através da consciência e presença em nosso corpo, experienciamos a vida como um milagre em si e o quão conectados estamos uns aos outros e a todos os seres. É nesse ponto que a espiritualidade desperta e nos nutre de forma genuína. Esse é meu testemunho como praticante. 😊
Hari Om Tat Sat 🙏🏽

Comentários